Mensagem da Posse do Presidente 2018/2019

Não posso deixar de registrar, pois esse é um momento muito especial para mim, visto estar, de forma direta, participando de uma Organização Internacional de mais de cem anos e representando um Cube com mais de 66 anos de existência – fundado no dia 09 de maio de 1952 - e que vem prestando relevantes serviços à comunidade. Sinto uma grande responsabilidade e uma sensação de desafio em dirigir um Clube que carrega em seu currículo grandes projetos e realizações e um quadro associativo de alto nível de conhecimento, sabedoria e liderança, trabalhando e vivendo com o lema permanente Dar de Si Antes de Pensar em Si.

O Rotary Internacional é uma Instituição que associa líderes, empreendedores e profissionais das mais diversas atividades de negócios, formando uma família de mais de um milhão e duzentos mil companheiros e companheiras. Fundado no ano de 1905 (113 anos), pelo então advogado Paul Harris, com o objetivo de unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários, promover valores éticos e a paz a nível internacional, através de mais 134 mil clubes de Rotary espalhados pelo mundo, sendo hoje a mais antiga Organização Não-Governamental e a única que possui uma cadeira cativa na ONU, com direito de opinar sobre os destinos da humanidade.

Entre trocas de ideias e experiências, além de um companheirismo saudável e louvável, os rotarianos ajudam as comunidades carentes dos mais diversos cantos do planeta. O Rotary Internacional já distribuiu, através de projetos sociais pelo mundo, mais de 3 bilhões de dólares, onde nosso Rotary Club de Ijuí orgulhosamente se insere pelo instinto de servir através de seus projetos globais e locais com recursos originados dos eventos: Baile do Chope, Costelão, Ryla, Assembleias, PET’s, entre outras parcerias.

Certamente será, para mim, um ano desafiador. Contudo, tenho a convicção que o nosso Conselho Diretor, nossas Comissões Administrativas e todos os companheiros estarão presentes e prontos, com seu costumeiro empenho e dedicação, para servir sedo a inspiração, levando em frente com força e dignidade nossos projetos sociais, continuando a zelar pelo bom e ilibado nome do Rotary, que desde já os conclamo, ao tempo que os agradeço, pois sei da abnegável entrega, comprometimento e companheirismo de cada um de vocês.

Com a simplicidade que me é peculiar, farei o melhor, com amor e dedicação, para assim bem representar nosso Rotary Clube.

Envidarei esforços para dar continuidade e concluir todos os projetos em andamento no que diz respeito ao Rotary Internacional e, particularmente, do nosso Rotary Clube de Ijuí.

Aproveito esta oportunidade para felicitar e agradecer o trabalho realizado pelo Incansável Presidente Luciano Furti, seu inabalável Conselho Diretor e Comissões Administrativas – que, por três anos ininterruptos, estiveram à frente no Rotary Club de Ijuí com o brilhantismo do bom servir, momento em que lhes peço para continuar colaborando e orientando esse novo Conselho Diretor.

Jhon Kenny diz que: “O futuro do Rotary não será definido na sede mundial, mas em cada Rotary Club, pois cabe a nós rotarianos fazer o que for necessário para manter o Rotary forte”.

Agradeço, também, a pronta concordância dos companheiros presidentes entrantes - Companheira Miriam - do Rotary Nova Geração e Companheiro Roberto - do Rotary Colmeia, quanto ao convite para fazermos a festiva de posse em conjunto, estreitando cada vez mais nossos laços de companheirismo e amizade, dando exemplo vivo de que é possível e salutar a boa convivência e, juntos, abraçarmos e agradecer os companheiros e companheiras do Rotaract Club de Ijuí Nova Geração, bem como as Companheiras da Casa da Amizade de Ijuí. Que, através da Presidente Muriel, faço, em nome do Rotary Ijuí, um especial agradecimento à Casa da Amizade pelo bom e sincero companheirismo - parceria.

Por fim, agradeço a presença de todos, peço aos familiares dos companheiros do Rotary Clube de Ijuí, que continuem sendo parte ativa das realizações deste Clube de Serviços, formando e reforçando cada vez mais a grande família, pois juntos podemos, juntos somamos e fortes ficamos.

Encerro Com o lema deste ano Rotário “Sejamos a inspiração”, que através do espírito de servir, continuemos a nos oferecer e a doar um pouquinho mais de nós, do nosso tempo e dedicação para construirmos um mundo melhor às gerações vindouras, pois aquele que melhor serve é o que mais se beneficia. O exemplo é o melhor ensinamento.

Se quisermos um mundo de paz e de justiça temos que pôr a inteligência e sabedoria a serviço da humanidade, através do amor, da fraternidade, da tolerância, do bom senso, da união e do incansável trabalho social, e, o Rotary, é o melhor canal para superarmos esse desafio.

Portanto, Companheiras, Companheiros, Autoridades e Convidados – SEJAMOS A INSPIRAÇÃO para um novo mundo, um mundo mais fraterno através do “dar de si antes de pensar em si”.

Muito Obrigado a Todos!

Vilmar Bertoncello