Club de
Ijuí

11° Concurso de Redação

Aconteceu no dia 14 agosto, nas dependências da Casa da Amizade e sede do Rotary Club de Ijuí, a divulgação e premiação dos vencedores do 11° Concurso de Redação do Rotary Club de Ijuí /Jornal da Manhã. Com o tema “Ética nas nossas escolhas cotidianas” o concurso desse ano contou com a participação de escolas dos níveis médio e fundamental das redes pública e privada de mais de 10 cidades da região, atingindo um recorde de 873 redações inscritas. Foram premiadas as redações do primeiro ao quinto lugar do nível fundamental e do primeiro ao quinto lugar para nível médio. Por fim foi confeccionado e distribuído entre os convidados e patrocinadores, um livro reunindo as 21 melhores redações selecionadas pela banca examinadora. O concurso de redação do Rotary Club de Ijuí e Jornal da Manhã tem como objetivo principal promover a leitura, a pesquisa e o debate entre os estudantes. O tema escolhido para esse ano buscou provocar os estudantes a pensarem na situação pela qual passa nossa sociedade nos dias de hoje, os quais surpreenderam positivamente com belíssimas obras. Os premiados do ensino fundamental são: 1° Lugar: Juliane Gabriele Edlinger dos Santos - Título da redação: Uma viagem para outro mundo 2° Lugar: Maria Paula Castagna Sapiezinski - Título da redação: Escolhas 3° Lugar: Pedro Wildner - Título da redação: Como nasceu a ética 4° Lugar: Lohana Vitória Junges Manchini - Título da redação:  Meu desabafo 5° Lugar: Isabela Reimann Agne - Título da redação: Antes que o mundo acabe Os premiados do ensino médio são: 1° Lugar: Eduarda Zilke Schwiderke - Título da redação: A flor entre as pedras 2° Lugar: Bárbara Luana Arbo - Título da redação: A construção ética cultural do homem 3° Lugar: Fabiana Dolovitsch de Oliveira - Título da redação: Palavras em livros de filosofia 4° Lugar: Arthur Boff de Azambuja - Título da redação: Hipocrisia, oportunidades e cigarros 5° Lugar: Nathália Yasmin Reiner Albrecht - Título da redação: A voz que o povo (não) tem O Rotary Club de Ijuí agradece imensamente aos apoiadores do evento que são, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação – Smed, Unijuí, Casa da Amizade e Receita Federal, bem como aos patrocinadores deste ano: O Boticário, Comercial Zaffari, Escola CCAA, Sicredi, Albrecht Ótica e Joalheria, Deltasul e Literatus Livraria.

Postado em 20 de Agosto de 2018

42º INSTITUTO ROTARY DO BRASIL, EM BRASÍLIA

Entre 5 e 7 de setembro próximo, Brasília, a capital de todos os brasileiros, receberá as lideranças do movimento rotário. Todas elas acorrerão ao 42º Instituto Rotary do Brasil, importantes eventos do calendário do Rotary, convocado pelo Diretor Eleito Mário César e Coordenado pelo EGD Luiz Gustavo Kuster Prado. O Instituto Rotary, recordando, permite que atuais, anteriores e futuros administradores de nossa Organização atualizem-se em relação às normas e programas do Rotary e da Fundação Rotária, mesclando informações e amadurecendo ideias que muitas vezes resultam em sugestões ao Conselho Diretor. Evento importantíssimo ao qual nenhum administrador do Rotary deve ficar ausente, é, também, a oportunidade ideal para reencontrar os bons companheiros, fazer novas amizades e praticar o companheirismo, um dos valores do Rotary. A concentração de todo o evento em um mesmo local – no Royal Tulip Brasília Alvorada -  dará ênfase a esse aspecto. Faça sua inscrição no site https://www.institutorotarybrasil.org.br/index.html.  Aí também você pode encontrar o seu hotel - ou Royal Tulip ou Golden Tulip, ambos excelentes - desfrutando dos preços especiais oferecidos a você, participante do 42º Instituto Rotary do Brasil. Atente que essa oferta, válida somente até 31 de março próximo.

Postado em 20 de Fevereiro de 2019

Família Rotária de Cerro Largo realiza ação inédita

Em uma inédita campanha conjunta da família rotária de Cerro Largo, com a participação de Rotary, Rotaract e Interact locais, foi realizada uma campanha para a arrecadação de produtos de limpeza destinados à Casa de Acolhimento São Nicolau, localizada na Vila Caraguatá, em Salvador das Missões.   Durante a cerimônia de inauguração da casa, membros do Rotary Club de Cerro Largo entraram em contato com as missionárias da Fundação São Padre Pio de Pietrelcina, que administram o local, e estas informaram que uma das demandas mais urgentes da casa era aumentar o estoque de produtos de limpeza. Então foi elaborada esta campanha, realizada em alguns mercados de Cerro Largo, onde os consumidores foram convidados a doar algum destes produtos. A população colaborou bastante, e foram arrecadados centenas de itens, que foram entregue à Casa de Acolhimento neste sábado, dia 16.   Rotary, Rotaract e Interact Clubs de Cerro Largo agradecem a todos que contribuíram nesta campanha principalmente pelo fato da casa atender crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça e violação de seus direitos fundamentais.

Postado em 19 de Fevereiro de 2019

Rotary Club Tupanciretã promove o 2° Costelaço em março

O Rotary Club  Tupanciretã promoverá no dia 17 de março (domingo) irá ocorrer na cidade almoço beneficente, o famoso “COSTELAÇO DO ROTARY”, que será em benefiício dos lares Santa Rita de Cássia, Laura Souza e Vicentinos. O evento será promovido por todos os clubes de Rotary do município.  Para os representantes do clubes da cidade a união entre clubes em ações é de extrema importância para que ocorra parceria entre os clubes da família rotária da cidade.  

Postado em 10 de Fevereiro de 2019

Fala, Companheiro: Presidente de Imagem Pública do Distrito 4660 conta como foi sua história dentro da família rotária

Desenvolver uma atividade de forma voluntária é antes de tudo um amor consigo mesmo, sim é isso mesmo, um ato de amor que mostra que você está pronto para destinar ao próximo um pouco do que você  tem.   Quando eu comecei a minha vida nesse meio de doar ao próximo aquilo que eu tinha de bom, passei a entender o real sentido da felicidade, comecei a me amar mais e ser mais feliz. No ano de 2015 chutei o balde e mudei de  curso, queria novos desafios e um deles foi entrar para a família rotária e ser a primeira protocolo e associada fundadora de clube de Rotaract ( ser a voz que representa um clube não é tão simples) mas a vida seguiu e me apaixonei por viver o universo que estava inserida. De protocolo ao cargo de presidente foi um pulo e vários desafios apareceram no meu caminho, mas no final deu tudo certo. Deu vontade de desistir? Claro que sim, mas naquele momento a resiliência em saber que existia algo bom me esperando fez eu continuar. Foi uma gestão pesada como presidente e muito gente falando que não ia dar certo, ali aprendi uma coisa:  Pessoas tentam te colocar no chão, acham todos os defeitos e não qualidade. Eu pensei “ sempre me virei desde cedo, eu trabalho estudo e não tenho ninguém servindo de escora na minha vida, eu dona do meu caminho” e funcionou! Em 2016 entrei na Equipe Distrital do Rotaract e  para o Rotary em 2017 quando me tornei mães de jovens (Interact), sendo conselheira deles e vendo como existem jovens capacitados e determinados (me perdoem mas meu Interact Club de Santa Maria Dores é sensacional). Me tornei uma pessoa  realizada, feliz pois hoje sou Caroline Dalcin que não se importa em ser uma menina ‘padrão’, se tem gostos diferentes. Me importo em dar o melhor sempre, ser alguém capaz de contribuir para o futuro dos companheiros e principalmente sem perder o foco do que quero para minha vida. E quando alguns me perguntam como isso aconteceu? Planejamento e trabalho duro! Nada cai do céu além de chuva e granizo. Sem essa conversa de “ não tenho tempo, isso é coisa de rico, queria mudar minha sociedade e não tenho as condições para ajudar” Tudo isso é história, quando tu quer dá sim, quando tu quer tu achas tempo, quando tu quer mesmo poderás mais ser teu máximo. Um conselho que eu deixo é que todos possam doar um pouco do seu tempo para o outro, entender que as vezes as pessoas não estão naquela situação complicada por ser falta de esforço, as vezes elas só precisam de alguém para dar o impulso, impulso que pode mudar uma vida.  

Postado em 03 de Fevereiro de 2019

O Rotary Conecta o Mundo! E você já está conectado?

O Governador Eleito do Distrito 4660 para a gestão 2019/2020 Roger Roberto esteve participando na Assembleia Internacional em San Diego nos dia 13 a 18 de janeiro de 2019, a participação na Assembleia é obrigatória para assumir a Governadoria do Distrito. Roger que esteve acompanhado de sua esposa Jaqueline Roberto e destaca: “tivemos uma semana de imersão para discutirmos assuntos do Rotary e do seu futuro”. O evento contou com a participação de outros 503 casais de governadores do mundo todo, contando com aproximadamente 1.500 rotarianos. Pela primeira vez a Assembleia Internacional teve a presença de Rotaractianos onde se juntaram aos Governadores Eleitos para discutirem sobre o Rotary. Foi apresentado o próximo Presidente de RI que será o companheiro Mark Daniel Maloney e sua esposa Gay, do Rotary Club de Decatur, Alabama, USA. Juntamente com o Lema: O Rotary Conecta o Mundo! Num mundo globalizado o Rotary está interligado às novas tecnologias, aliás, ele é uma das ferramentas que conecta a humanidade. Através dos seus projetos globais, que são movidos pelo companheirismo, o Presidente Eleito Mark Maloney apresentou quatro Ênfases para a sua gestão 2019/20: Desenvolver o Rotary; Envolver as famílias; Desenvolver lideranças e, por fim, a parceria com as Nações Unidas que no ano que vem estará completando 75 anos. O Governador Eleito Roger ressalta ainda que todos foram unânimes, o Rotary está passando por mudanças para acompanhar o avanço das tecnologias, principalmente na área da comunicação e mídias sociais. E os jovens são um dos eixos desta mudança.  Com ênfase no Interact e principalmente através do Rotaract. Tivemos a presença de Rotaractianos na Assembleia, mas não só a presença física e sim a efetiva participação em grupos de discussões, mesas redondas, plenárias para que possamos cada vez mais aproximar os rotaractianos e integrá-los em nossos clubes para que se tornem rotarianos com dupla filiação. A Família também foi muito ressaltada. Trazer os filhos e netos para os nossos clubes, oportunizar atividades interativas para eles. Sem deixar de relembrar a flexibilidade de nossas reuniões e o fortalecimento da nossa instituição. O Rotary Conecta o Mundo. Muitas conexões entre os companheiros e os clubes do nosso distrito é o que deseja o Gov. Eleito Roger para 2019/2020.

Postado em 23 de Janeiro de 2019

Anunciado lema rotário: “O Rotary conecta o Mundo”

Foi anunciado pelo Presidente Eleito do Rotary International, Mark Daniel Maloney, na abertura da Assembleia Internacional, que acontece na cidade de San Diego, Califórnia, EUA, durante toda a semana, o lema rotário que será utilizado na gestão 2019-18, que começa em Julho deste ano, até Junho do ano que vem. “O Rotary conecta o Mundo”, foi o lema escolhido. “A primeira ênfase é no crescimento do Rotary – aumentando nossa prestação de serviço; aumentando o impacto dos nossos projetos e, acima de tudo, aumentando o número de associados para que possamos ir ainda mais longe”, disse o futuro líder mundial, que defende a necessidade das conexões como sendo essenciais na experiência rotária. “O Rotary facilita a conexão entre nós, de maneira forte e significativa”, disse ele. “Ele nos conecta com pessoas que de outra forma jamais conheceríamos”, explicou ao enfatizar: “A organização nos conecta com nossa comunidade, com oportunidades profissionais, e com populações que precisam da nossa assistência”, falou.De acordo com o policial militar, Marcos Antônio Carchedi, associado ao Rotary Club de Marília-Tradição, pelo Distrito 4510 do Rotary International, Governador Eleito para a próxima gestão rotária na região centro-oeste do interior paulista, Mark Daniel Maloney pediu aos futuros líderes mundiais presentes na assembleia internacional, que ofereçam experiências alternativas e oportunidade de voluntariado que contribuam para que profissionais e pessoas muito ocupadas assumam cargos de liderança. “Ele disse que precisamos promover uma cultura de complementação da vida familiar e da vida rotária”, disse o brasileiro presente no evento que acontece nos Estados Unidos. “Para tanto, temos que dar passos práticos e eficazes para mudar a cultura atual, sendo realistas quanto as nossas expectativas, levando em conta os compromissos pessoais e receber os familiares de rotarianos nas nossas atividades”, comentou Marcos Antônio Carchedi.Em 1911 o slogan “Mais se beneficia, quem melhor serve”, foi lançado oficialmente, durante a convenção realizada nos Estados Unidos. Ele foi adaptado de um discurso que o rotariano Arthur Frederick Sheldon fez na primeira convenção, que tinha acontecido em Chicago, EUA, no ano anterior. Sheldon declarou que: “somente a conduta exemplar em relação ao semelhante gera benefícios”, reforçou. “Se os nossos negócios dependem dos serviços que prestamos ao próximo, então, “mais de beneficia quem melhor serve”, é uma constatação”, disse o rotariano ao lembrar do outro lema rotário inicial: “Dar de si, antes de pensar em si”, cujos os dois lemas iniciaram a série de anualmente haver um lema motivacional. “Esse dois lemas foram aprovados em 1950 como sendo oficiais de nossa organização”, lembrou Marcos Antônio Carchedi, ao acrescentar que o Conselho de Legislação do Rotary, em 1999, estipulou como lema principal da organização mundial, sendo o “Dar de si, antes de pensar em si”, expressando a filosofia do serviço altruísta dos rotarianos. #Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – METelefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.brSite: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeirosLinkedin: https://www.linkedin.com/in/márcio-c-medeiros-69097820/www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarialSkype: marciomedeiros8020Instagram: marcio.c.medeiros

Postado em 15 de Janeiro de 2019

Ver todos

Família Rotária de Cerro Largo realiza ação inédita

Em uma inédita campanha conjunta da família rotária de Cerro Largo, com a participação de Rotary, Rotaract e Interact locais, foi realizada uma campanha para a arrecadação de produtos de limpeza destinados à Casa de Acolhimento São Nicolau, localizada na Vila Caraguatá, em Salvador das Missões.   Durante a cerimônia de inauguração da casa, membros do Rotary Club de Cerro Largo entraram em contato com as missionárias da Fundação São Padre Pio de Pietrelcina, que administram o local, e estas informaram que uma das demandas mais urgentes da casa era aumentar o estoque de produtos de limpeza. Então foi elaborada esta campanha, realizada em alguns mercados de Cerro Largo, onde os consumidores foram convidados a doar algum destes produtos. A população colaborou bastante, e foram arrecadados centenas de itens, que foram entregue à Casa de Acolhimento neste sábado, dia 16.   Rotary, Rotaract e Interact Clubs de Cerro Largo agradecem a todos que contribuíram nesta campanha principalmente pelo fato da casa atender crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça e violação de seus direitos fundamentais.

Em 19/02/2019

Rotary Club Tupanciretã promove o 2° Costelaço em março

O Rotary Club  Tupanciretã promoverá no dia 17 de março (domingo) irá ocorrer na cidade almoço beneficente, o famoso “COSTELAÇO DO ROTARY”, que será em benefiício dos lares Santa Rita de Cássia, Laura Souza e Vicentinos. O evento será promovido por todos os clubes de Rotary do município.  Para os representantes do clubes da cidade a união entre clubes em ações é de extrema importância para que ocorra parceria entre os clubes da família rotária da cidade.  

Em 10/02/2019

Projeto Estruturado pelo Rotary Clube de Santa Rosa-Amizade !

No dia 9 de fevereiro de 2019, o Rotary Club de Santa Rosa-Amizade, através do Presidente Alexandre Rodrigo Maronez e Coordenador da  Fundação Rotária Projetos Edson Miguel Forigo, repassaram para o Delegado Ubirajara Daniel Diehl Junior, Delegado Regional da 10ª Região Policial, valor de R$ R$ 5.500,00, referente ao Projeto estruturado pelo Rotary, que teve como escopo a captação de recursos disponibilizados pelo Fundo Social do Sicredi RS. Este montante foi destinado para aquisição de mobiliários “uma mesa atendimento público” e equipamentos para facilitar o reconhecimento facial “uma TV 32 Polegadas” .

Em 09/02/2019 por Rotary Club de Santa Rosa-Amizade

Fala, Companheiro: Presidente de Imagem Pública do Distrito 4660 conta como foi sua história dentro da família rotária

Desenvolver uma atividade de forma voluntária é antes de tudo um amor consigo mesmo, sim é isso mesmo, um ato de amor que mostra que você está pronto para destinar ao próximo um pouco do que você  tem.   Quando eu comecei a minha vida nesse meio de doar ao próximo aquilo que eu tinha de bom, passei a entender o real sentido da felicidade, comecei a me amar mais e ser mais feliz. No ano de 2015 chutei o balde e mudei de  curso, queria novos desafios e um deles foi entrar para a família rotária e ser a primeira protocolo e associada fundadora de clube de Rotaract ( ser a voz que representa um clube não é tão simples) mas a vida seguiu e me apaixonei por viver o universo que estava inserida. De protocolo ao cargo de presidente foi um pulo e vários desafios apareceram no meu caminho, mas no final deu tudo certo. Deu vontade de desistir? Claro que sim, mas naquele momento a resiliência em saber que existia algo bom me esperando fez eu continuar. Foi uma gestão pesada como presidente e muito gente falando que não ia dar certo, ali aprendi uma coisa:  Pessoas tentam te colocar no chão, acham todos os defeitos e não qualidade. Eu pensei “ sempre me virei desde cedo, eu trabalho estudo e não tenho ninguém servindo de escora na minha vida, eu dona do meu caminho” e funcionou! Em 2016 entrei na Equipe Distrital do Rotaract e  para o Rotary em 2017 quando me tornei mães de jovens (Interact), sendo conselheira deles e vendo como existem jovens capacitados e determinados (me perdoem mas meu Interact Club de Santa Maria Dores é sensacional). Me tornei uma pessoa  realizada, feliz pois hoje sou Caroline Dalcin que não se importa em ser uma menina ‘padrão’, se tem gostos diferentes. Me importo em dar o melhor sempre, ser alguém capaz de contribuir para o futuro dos companheiros e principalmente sem perder o foco do que quero para minha vida. E quando alguns me perguntam como isso aconteceu? Planejamento e trabalho duro! Nada cai do céu além de chuva e granizo. Sem essa conversa de “ não tenho tempo, isso é coisa de rico, queria mudar minha sociedade e não tenho as condições para ajudar” Tudo isso é história, quando tu quer dá sim, quando tu quer tu achas tempo, quando tu quer mesmo poderás mais ser teu máximo. Um conselho que eu deixo é que todos possam doar um pouco do seu tempo para o outro, entender que as vezes as pessoas não estão naquela situação complicada por ser falta de esforço, as vezes elas só precisam de alguém para dar o impulso, impulso que pode mudar uma vida.  

Em 03/02/2019

O Rotary Conecta o Mundo! E você já está conectado?

O Governador Eleito do Distrito 4660 para a gestão 2019/2020 Roger Roberto esteve participando na Assembleia Internacional em San Diego nos dia 13 a 18 de janeiro de 2019, a participação na Assembleia é obrigatória para assumir a Governadoria do Distrito. Roger que esteve acompanhado de sua esposa Jaqueline Roberto e destaca: “tivemos uma semana de imersão para discutirmos assuntos do Rotary e do seu futuro”. O evento contou com a participação de outros 503 casais de governadores do mundo todo, contando com aproximadamente 1.500 rotarianos. Pela primeira vez a Assembleia Internacional teve a presença de Rotaractianos onde se juntaram aos Governadores Eleitos para discutirem sobre o Rotary. Foi apresentado o próximo Presidente de RI que será o companheiro Mark Daniel Maloney e sua esposa Gay, do Rotary Club de Decatur, Alabama, USA. Juntamente com o Lema: O Rotary Conecta o Mundo! Num mundo globalizado o Rotary está interligado às novas tecnologias, aliás, ele é uma das ferramentas que conecta a humanidade. Através dos seus projetos globais, que são movidos pelo companheirismo, o Presidente Eleito Mark Maloney apresentou quatro Ênfases para a sua gestão 2019/20: Desenvolver o Rotary; Envolver as famílias; Desenvolver lideranças e, por fim, a parceria com as Nações Unidas que no ano que vem estará completando 75 anos. O Governador Eleito Roger ressalta ainda que todos foram unânimes, o Rotary está passando por mudanças para acompanhar o avanço das tecnologias, principalmente na área da comunicação e mídias sociais. E os jovens são um dos eixos desta mudança.  Com ênfase no Interact e principalmente através do Rotaract. Tivemos a presença de Rotaractianos na Assembleia, mas não só a presença física e sim a efetiva participação em grupos de discussões, mesas redondas, plenárias para que possamos cada vez mais aproximar os rotaractianos e integrá-los em nossos clubes para que se tornem rotarianos com dupla filiação. A Família também foi muito ressaltada. Trazer os filhos e netos para os nossos clubes, oportunizar atividades interativas para eles. Sem deixar de relembrar a flexibilidade de nossas reuniões e o fortalecimento da nossa instituição. O Rotary Conecta o Mundo. Muitas conexões entre os companheiros e os clubes do nosso distrito é o que deseja o Gov. Eleito Roger para 2019/2020.

Em 23/01/2019

" Campanha da Solidariedade"

O Rotary Club São Borja Norte acompanhado do Rotary Club São Borja, está nesta semana desenvolvendo ações para a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza para os atingidos pela enchente do Município de Alegrete. Os rotarianos estarão arrecadando essas doações até o dia 27 de Janeiro, sendo que no sábado, dia 26 de Janeiro será realizado o Dia "D" das arrecadações, na Praça Central da Cidade, no Recanto do Gaúcho, das 9:00 às 18:00 hs. Estão sendo feitas arrecadações em Supermercados e sendo visitadas empresas na cidade.  Essas doações serão levadas ao município de Alegrete, por rotarianos dos clubes de serviço. " Fazer o bem, sem olhar a quem!"

Em 23/01/2019 por Rotary Club de São Borja-Norte

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Casa da Amizade,35