Club de
Ijuí

OBJETIVOS

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;

QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.


Notícias do Clube

Rotaract Club de Santa Maria Liberdade realiza oficina de produção de columbinas de páscoa

Nesta quarta-feira (17), durante todo o período da tarde, o Rotaract Santa Maria Liberdade desenvolveu o projeto: “Tem criança na cozinha – Colombinas de Páscoa”. O desenvolvimento desta proposta contou com a parceria do Laboratório de Frutas e Panificação do Colégio Politécnico da UFSM e apoio do Rotary Club de Santa Maria Dores. O projeto contou com a participação de 12 crianças da Escola Municipal Vicente Farencena, localizada no bairro Camobi, que participaram de uma oficina de produção de columbinas de páscoa.   A columbina de páscoa faz parte de uma tradição italiana trazida pelos imigrantes para o nosso estado. As famílias eram numerosas naquela época, e a farinha e o trigo eram artigos de luxo. Por isso, as nonas (avós italianas) faziam grandes fornadas de pães e inventavam novas receitas para não perder nenhum pedacinho de massa. No período de páscoa, elas produziam as columbinas que nada mais são do que pombinhas feitas com a sobra da massa de pão. Ao chegarem no laboratório, as crianças receberam tocas e aventais com as logomarcas do Rotary, Rotaract e Interact que contribuíram com o projeto. Após, foram até a pia realizar a higienização das mãos para que pudessem manipular os ingredientes. A professora do curso técnico em alimentos, Marlene Lovatto, ministrou a oficina explicando etapa por etapa da receita. As crianças, dividas em duplas, misturaram ingredientes até formar a massa posta para crescer e assar. Enquanto os pãezinhos estavam no forno, as crianças foram até o setor de cunicultura realizar uma visita. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer a criação de coelhos e chinchilas do Politécnico. Uma surpresa esperava por eles próximo a uma das gaiolas, era um ninho cheio de doces e chocolates. No retorno do passeio, todos puderam degustar e compartilhar as columbinas recém assadas que exalavam um cheiro gostoso por toda cozinha.    O Diretor de Projetos do clube, Reinaldo Guidolin, explica que esse é o primeiro de uma série de projetos que vai levar as crianças para dentro da cozinha. “A cozinha é um lugar lúdico e colocar a mão na massa pode trazer muito aprendizado aos pequenos. Com a supervisão adequada, eles podem conhecer novos sabores, texturas e exercitar a sua criatividade”, explica. A próxima edição nesse formato será a realização de uma oficina de panetone. Texto: Reinaldo Guidolin Fotos: Amanda Aimée

Postado em 20 de Abril de 2019 por

INICIA A PÁSCOA NO ROTARACT CLUB DE SANTO ÂNGELO

Desde 30 de Março, o Rotaract Club de Santo Ângelo, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, e o apoio de inúmeras empresas e entidades de nossa Cidade, iniciou sua arrecadação de doces, para o projeto de páscoa. Inicialmente, o clube havia confirmado um total de 200 crianças de nossa comunidade, para fazer dessa data, muito mais doce. Porém, para a surpresa e felicidade de todos, esse número pode ser duplicado, devido as doações de nossos apoiadores que, ainda não param de chegar. Durante a última sexta-feira (12), do corrente mês, e no sábado (13), os associados do clube, na companhia de membros do CEJUSC, iniciaram a entrega dos ninhos de páscoa. Na ocasião, mais de 300 crianças já foram agraciadas com essa doce lembrança, tendo sido visitadas as seguintes escolas: Antônio Manoel (Bairro Indúbras); EMEI Branca de Neve; Creche Neusa Goulart e EMEF Liberato.Ainda antes da páscoa, serão feitas entregas, na data de hoje (17/04), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Sparta de Souza e, durante a tarde de quinta-feira (18/04), para as crianças assistidas pelo Seara do Mestre e também, as crianças das famílias dos cooperativados do Ecos do Verde. Agradecimento a todos que puderam colaborar e, tornar esse projeto, que ainda não acabou, possível.

Postado em 17 de Abril de 2019 por

Assembleia Distrital - O Rotary Conecta o Mundo

Assembleia Distrital 2019 O Governador Eleito Roger Roberto convida os Rotarianos(as), em especial companheiros(as) com menos de 3 anos de Clube para participarem da Assembleia Distrital, para adquirir novos conhecimentos de Rotary e praticar o companheirismo. CONVOCAÇÃO: São convocados a participar da Assembleia Distrital de Treinamento: Governadores Assistentes, Equipe Distrital, Presidentes Eleitos e seu Conselho Diretor e os Intercambistas Inbounds. 27 de Abril das 7h30min às 12h30min Local: Salão de Atos, UNIJUÍ – Campus Ijuí,

Postado em 11 de Abril de 2019 por

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Casa da Amizade,35