Club de
Ijuí

Dia Internacional da Mulher

Postado em: 08 de Março de 2019

A cada 8 de março, o Dia Internacional da Mulher vem recheado de homenagens carinhosas e também eivado de protesos pelo mundo todo, embora a busca de igualdade de gênero do presente distancie-se muito da origem desse dia especial.

A ONU oficializou o Dia Internacional da Mulher em 1975, embora a luta das mulheres tivesse começando no início do século XX, quando os primeiros movimentos pela igualdade começaram. Mulheres operárias nos Estados Unidos e em alguns países socialistas da Europa começaram  campanhas por direitos iguais e melhores condições de trabalho, sendo esta a raiz do movimento que traria importantes mudanças à vida das mulheres.

A marcha das  mulheres nos EUA, em 26 de fevereiro de 1909, reivindicava melhores condições de trabalho, pois as jornadas podiam chegar até 16 horas diárias, muitas vezes incluindo os domingos. EM 1913, as mulheres americanas buscavam também o direito de votar.

Na Europa, o movimento também ganhava força e expressão. As mulheres já haviam incorporado os conceitos socialistas da igualdade de direitos iniciavam a sua luta por melhores condições trabalhistas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin, na 2° Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, propôs a criação de uma jornada de manifestações, que ocorreu em 19 de março de 1911, pela primeira vez.

Em 1917, operárias russas saíram ás ruas para protestar contra a contra a fome e a 1° Guerra Mundial, nos primórdios da Revolução Russa. Dia 23 de fevereiro do calendário russo, que corresponde a 8 de março do calendário gregoriano, após a revolução bolchevique foi oficializado como o " Dia da Mulher Heroica e Trabalhadora" na Rússia.

Passado um século, o movimento pela igualdade continua, entre discussões sérias e possições radicalistas, tendo como consequência fundamental a possibilidade de uma abordagem livre e aberta do tema e a revelação da importância crescente da mulher na construção da sociedade moderna.

Mas, por favor, me perdoem, pois o texto é apenas sobre o dia 8 de março, que nunca, mas nunca mesmo, será o verdadeiro dia das mais bela criação de Deus.

Texto: Nelson Greff / Rotary Club Santa Maria Dores 

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Casa da Amizade,35